Descrição e Palavras Chave - Meta Tags

Atualmente se fala muito em SEO (Search Engine Optimization) ou em português otimização de sites, isso é um nome bonito para algo até relativamente simples de fazer e que gera bons resultados, ou seja gerar mais visitas para seu blog. Vamos falar hoje sobre como colocar meta tags de descrição e palavras chave no blog. Existem alguns geradores de códigos mas não é preciso para fazer pois o código é bem simples, entre na pagina editar HTML do seu blog e veja:

<b:if cond='data:blog.pageType == "index"'>
<meta content='descricao do blog' name='description'/>
<meta content='dicas,template' name='keywords'/>
<meta content='seu nome' name='author'/>
</b:if>

Como você pode notar só precisa escrever a descrição do seu blog, seu nome e colocar as palavras que você tem alguma relação com seu conteúdo. Nas keywords separe os itens com vírgulas. Para colocar no blog entre na página editar html e coloque o código entre <b:include data='blog' name='all-head-content'/> e <title><data:blog.pageTitle/></title>. Fica desse jeito:

<b:include data='blog' name='all-head-content'/>
<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;index&quot;'>
<meta content='descricao do blog' name='description'/>
<meta content='dicas,template' name='keywords'/>
<meta content='seu nome' name='author'/>
</b:if>
<title><data:blog.title/></title>

Agora vamos entender o que é meta tag isso na verdade é o modo que os sites de busca vêem seu blog, no caso das palavras chave (keywords) elas são usadas quando alguém pesquisa algo então se colocar a palavra musica é possível que seu blog apareça na busca por musica. Não estamos dizendo que somente por colocar certas palavras você aparecerá nos primeiros lugares da pesquisa Google ou Yahoo, afinal milhares de sites usam as mesmas palavras.
Quanto a descrição são aquelas linhas de texto que aparecem embaixo do link quando você pesquisa algo no Google ou Yahoo, mas é possível que esses e outros mecanismos de busca usem o inicio do seu texto para mostrar nos resultados das pesquisas, por exemplo, que quando o link aponta para uma postagem especifica e não para a página inicial do blog.

Veja mais dicas para melhorar o desempenho do seu blog:
Colocar Descrição em cada Postagem do Blogger - Usar Meta Tags
Saber qual Palavra Chave Gera mais Visitas Usando Google Analytics

O que usar as palavras chave e descrição pode fazer é melhorar o modo que os sites de busca lidam com seu blog. Repetimos mais uma vez isso não é garantia de aparecer nos primeiros lugares das pesquisas. E além dessa existem muitas outras coisas para fazer para otimizar um site ou blog. Seria impossível falar sobre SEO em uma única postagem, pois existem sites inteiros somente sobre esse assunto.

Agora que já sabe como modificar as palavras chave e descrição do seu blog recomendamos ler nosso outro tutorial: Usar Melhor Descrição e Palavras Chave - Keywords e Description. Assim poderá ver algumas maneiras de aproveitar melhor as meta tags keywords e description no seu blog.

Marcadores: ,