Agregadores de conteúdo são realmente uma boa opção para conseguir tráfego?

Se esta pergunta tivesse que ser respondida de bate - pronto, eu diria SIM. Porém, esta é uma questão que possui outros fatores a serem vistos e que demanda uma análise um pouco maior. É fato que agregadores de conteúdo, ainda mais como Ocioso, Linklog, Ueba e Colméia, podem fazer seu tráfego ter picos impressionantes em apenas alguns minutos, mais nem tudo é da forma que imaginamos. Existem algumas análises que devem ser realizadas antes que possamos simplesmente afirmar que se trata de um ótimo negócio. Dois pontos que considero cruciais para esta análise, é a dificuldade para se conseguir que um post seja publicado e a qualidade do tráfego originário dessas publicações. Alguns agregadores podem ser vistos em Maiores e melhores agregadores de conteúdo

Porque qualidade de tráfego?
Considero tráfego de qualidade aquele que possa apreciar o conteúdo de nosso blog e não chegou até ele apenas por ter gostado da imagem da publicação. Tráfego de qualidade para mim são leitores que vieram e que realmente estão interessados no conteúdo do artigo e do conteúdo do restante blog. Embora este recurso não seja completo (para este tipo de análise), mais uma boa forma de se medir é através da taxa de rejeição apresentada no Google Analytics. Pela experiência que obtive neste blog em algumas publicações, pude perceber que a taxa de rejeição apresentada pelas visitas provenientes a agregadores gira sempre acima de 90%, enquanto a taxa de rejeição do restante das visitas do blog ficam sempre abaixo dos 70%. Isso demonstra que boa parte dos leitores que vem de agregadores de conteúdo nos visitam por uma mera convenção ou por terem gostado da imagem da figura.

Redes Sociais - Agregadores de conteudo
Qualidade do tráfego varia de acordo com o nicho?
O que posso dizer é que sim. Blogs que possuem conteúdo voltado a novidades, celebridades, curiosidades, humor e conteúdo adulto têm uma procura maior em agregadores e consequentemente acabam conseguindo um tráfego melhor do que blogs com conteúdos científicos e sociais. É fato que maioria dos internautas que visitam com frequencia esses agregadores buscam conteúdos como os citados acima, o que faz com que essas visitas acabem fidelizando novos leitores, sendo assim um ótimo negócio para o blog que publicou a postagem.


A dificuldade para publicação influência?
Esse fator é algo que também é importante para ser analisado. Com algum tempo de blog, pude perceber que alguns agregadores me trazem mais resultados que outros. Dentre os quatro agregadores que citei, tenho obtido ótimos resultados com o linklog, pois é o agregador que mais consegui publicações. De que adianta um agregador que mande 15.000 visitas a alguns posts sendo que não conseguimos publicações nele?
Esta pergunta eu deixo no ar para que reflitam sobre o assunto. Após este tempo, eu particularmente não gasto mais tempo tentando publicar artigos em agregadores que nunca consegui um espaço antes. Eliminei da minha lista de favoritos aqueles agregadores que não me trazem resultado, voltando o foco apenas aos mais importantes.


Como lucrar com esses picos de tráfego?
A melhor forma de lucrar é estar explorar e muito sua publicidade. Se você utiliza Adsense (o mais utilizado), otimize-o com palavras-chave bem escolhidas e de acordo com o conteúdo, pois se conseguir o retorno é garantido. Em caso de outros tipos de publicidade, procure algo relacionado ao conteúdo que esta publicando. Como um exemplo, tive um post recentemente publicado no Linklog, o post chama Cala a Boca Galvão - O Marketing viral do ano?, que trata de uma reflexão relacionada ao ocorrido nas redes sociais em específico do Twitter. Este post, ficou muito bem otimizado pois as publicidades exibidas estavam todas relacionadas ao assunto da moda (Copa do Mundo). As consequências disso foi que obtive um rendimento com apenas este post bem maior do que postagens publicadas anteriormente.


Conclusão
Investir tempo em busca de visitas provenientes a agregadores de conteúdo para mim é sim uma boa opção. Porém é muito importante que tenhamos o cuidado de estar sempre atentos aos agregadores que nos trazem maior resultado. Alguns fatores são importantes para este tipo de análise, como qualidade de tráfego e conteúdo compatível com o interesse dos internautas de agregadores.
Em resumo, otimizem seus posts, selecionem bem os agregadores que mais se encaixam ao perfil e bom tráfego!
E você, o que pensa a respeito?

Guest Post enviado por Adriano Luz do blog Publicidade na web

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