Como Usar, Engajar e Conseguir Mais Tráfego no Pinterest

Pinterest iniciou suas atividades discretamente, correndo por fora, e se tornou a grande zebra das redes sociais. Hoje, já é a terceira rede social mais popular da internet. Se estiver se perguntando se o Pinterest é uma rede que pode ser útil para seu site, pode ter certeza que sim. Trata-se de uma excelente rede social para gerar tráfego para sites e blogs. Além disso, os pins gerados e apontados para as páginas e posts de um site são indexados pelos mecanismos de buscas, o que ajuda no SEO. Mas como usar e conseguir mais tráfego com o Pinterest?


O Que é Pinterest?

A rede social atua como um quadro de aviso on-line, exibindo peças visuais de multimídia. É possível criar diversos pinboards, que são na verdade categorias, para organizar as imagens. Por exemplo, se criar um pinboard chamado Animais, poderá colecionar todas as imagens de animais que encontrar enquanto navega pela web, adicionando a elas uma pequena descrição. Os usuários do Pinterest interagem entre si por meio de botões como Like (Gostar), comentários e repins, quando você recolhe para si uma imagem em seus pinboards. Além de imagens, o Pinterest permite que sejam adicionados vídeos aos pinboards.

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Como Engajar e Conseguir Mais Tráfego no Blog

Um dos grandes segredos para conseguir um público engajado no Pinterest é publicar bastante conteúdo. É importante que seja publicado não somente as imagens do seu próprio site, mas também de outros, mas cuidado para não plagiar outros blogs, afinal isso pode gerar punições. O objetivo é ter um perfil interessante, atualizado com frequência, com imagens bastante chamativas. Isto dará aos seus seguidores o recado de que você é uma pessoa que merece ser seguida, devido seu rico material de qualidade postado. Além disso, quando se é seguido por muitas pessoas, cada pin postado pode gerar bastante tráfego para seu site. Lembre-se que as dimensões das imagens também influenciam em quanto elas gerarão engajamento. Estudos mostram que imagens mais altas costumam ter um apelo visual melhor, gerando mais engajamento no Pinterest, e mais tráfego para seu site.

Portanto, se tem um blog, adicione imagens interessantes (uma ou mais) a todos os posts que realizar. As imagens devem ter uma dimensão mínima de 110 x 100 pixels. Isto permitirá que outros usuários do Pinterest, que estejam de passagem por seu site, possam dar pins nestas imagens.

As principais palavras chave devem estar incorporadas às imagens adicionadas ao Pinterest. Isto significa escolher cuidadosamente o nome das imagens na rede social, bem como as descrições. Isto permitirá que os usuários do Pinterest consigam encontrar suas imagens com maior facilidade. Se você possui um site comercial e depende exclusivamente do público brasileiro, não seria interessante adicionar imagens com nomes e descrições em inglês. Faça isso apenas se seu interesse for conseguir engajar com um público internacional.

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Agora, convém perguntar: seu site ou blog possui o botão Pin it? O botão pode ser conseguido diretamente no Pinterest. Se não tiver, não hesite em adicioná-lo, afinal, você não deseja perder a oportunidade de gerar muito tráfego para seu site utilizando esta rede social.

Agradecemos a participação de Guilherme Coutto do site Marketing Digital Dicas que escreveu esse Guest Post falando sobre essa rede social de compartilhamento de imagens.

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