Códigos para Modificar de Gadgets/Templates no Blogger

Apagar ou Mover Gadgets em Templates Prontos pode ser uma dificuldade porque eles vêm com um código que impede a modificação. Você precisa modificar um código na pagina editar HTML para mover ou apagar alguns Gadgets de Templates prontos para Download que encontra pela internet.

Editando o html do blogspot é possivel destravar Gadgets (widgets), no Blogspot mesmo usando templates prontos. Adicionar ou remover gadgets em templates prontos.

Código HTML dos Gadgets (Pagina Layout)

Na pagina Editar HTML do Blogger (entre na pagina Tema > clique na seta do botão personalizar e escolha a opção editar HTML).

São vários os problemas com Gadgets que podemos resolver, por exemplo: quando na pagina layout não aparece o botão adicionar gadget, não consigo mover ou deletar um gadget. Mas antes de alterar o template atual, sugerimos que Fazer Backup do Template.

As linhas abaixo têm funções (códigos) que controlam os Gadgets da Pagina Layout. As linhas <b:section são as divisões principais do seu blog: cabeçalho (titulo, descrição...), sidebar, principal (postagens), rodapé. Claro que os nomes podem mudar, sendo de escolha de quem desenvolveu o template.

Código b:section do Blogger

tag b:section do Blogger

As Tags de elementos da página para layouts controlam todo o template do seu blog. Vamos começar pelo HTML do código <b:section é mais ou menos assim:

<b:section class='header' id='header' maxwidgets='1' name='Header' showaddelement='no'>

Os códigos class='header', id='header' e name='Header' são nomes de estilo e identificação, por isso não altere essas partes, pois pode prejudicar a aparência, layout do seu blog, pois são também nomes de estilos CSS (cores, tamanhos, posicionamentos).

showaddelement='no' - mostrar adicionar elemento seria uma tradução literal do inglês e realmente é isso que faz, portanto se não aparece o botão adicionar um gadget apenas precisa trocar no por yes: showaddelement='yes’.

maxwidgets='1' - quando no cabeçalho do blog ou qualquer outra parte só é possível adicionar um gadget, provavelmente você encontrará essa linha que define o numero máximo de widgets (gadgets) neste caso altere o numero 1 para aquele que desejar.

Note que na imagem que usamos como exemplo, além de modificar o showaddelement também alteramos o maxwidgets='1' para o numero 2. O motivo é que o botão adicionar gadgets só aparece caso haja lugar para outro gadget, por isso se deixar o numero 1, então o botão para adicionar gadget só aparecerá se não houver um gadget naquela parte do layout.

Editar HTML da tag b:widget

editar b:widget do blogspot

O elemento de pagina b:widget do blogspot é o que controla, cria cada gadget individualmente, o código do b:widget é parecido com este:

<b:widget id='PopularPosts1' locked='false' mobile='yes' title='Melhores da Semana' visible='true' type='PopularPosts'>

A linha acima é o código de cada gadget do seu blog e por isso mesmo ele varia conforme o tipo de widget. Neste exemplo é um gadget de Postagens Populares do blog.

Portanto não altere os trechos: id='PopularPosts1'  title='Melhores da Semana' type='PopularPosts'

locked='true' - quando na pagina Layout do blog não aprece o botão para excluir um gadget provavelmente o código dele está com a locked true, então para conseguir apagar o gadget mude a palavra true para false, deste jeito: locked='false’.

mobile='yes' - faz o gadget aparecer na versão para celular do seu blog. Além da versão com a palavra yes (sim), podemos usar mobile='only' que mostra aquele gadget apenas na versão para celular e não na versão padrão para computador. E ainda apagar o código caso não queria o gadget na versão mobile do blog.

visible='true' - alguns gadgets são invisíveis no blog e o que faz isso é este código. Alguns criadores de template usam isso para criar gadgets para configurações, ou seja, eles são visíveis apenas na pagina do Blogger e não para quem visita o seu blog ou site.

Veja também Dicas de CSS (personalizar template)

Nas paginas de Ajuda do Blogger você encontra mais detalhes sobre essas e todas as outras tags e códigos para modificar o layout do seu blog: Tags de elementos da página para layouts.

Excluir Gadgets pela Pagina Editar HTML

Sim é possível pagar qualquer gadget diretamente pelo HTML do Blogger. Você tem que encontrar o código: <b:widget do gadget que deseja apagar, mas cuidado: todos os gadgets começam com esse mesmo html, por isso é fácil se confundir.

Veja também Como Colocar Caixa de Busca no Blog

Mas voltando a explicação para deletar o Gadget direto pelo HTML do Blog, apague o trecho de código que vai da linha <b:widget... até </b:widget>, a quantidade de linhas de HTML varia conforme o gadget, por isso não tem como explicar mais detalhado.

Tudo que falamos neste tutorial dependerá de como o código do seu template foi feito, por exemplo, é possível ocultar um gadget com código css display:none. Por isso talvez algumas das explicações não funcionem perfeitamente no seu template.

Marcadores: , , ,