Fazer uma Galeria de Imagens no Blog

Às vezes queremos colocar varias imagens ou fotos na mesma postagem, mas fica um pouco esquisito, ocupando espaço demais na pagina, então uma boa solução para esse problema é organizar uma galeria de fotos ou dizendo em outras palavras fazer que todas as imagens apareçam no mesmo lugar, como um slide com miniaturas ou links que clicamos para ampliar as fotos. Veja o código:

<iframe src="http://img41.imageshack.us/img41/9807/oceanon.jpg" marginheight="0" marginwidth="0"frameborder="0" width="400" height="300"scrolling="no" name="galeria" id="galeria"></iframe><br />
<a href="http://img11.imageshack.us/img11/6259/lhlake.jpg" target="galeria">Lago</a>
<a href="http://img190.imageshack.us/img190/851/praia.jpg" target="galeria">Praia</a>


Se quiser hospede as imagens no ImageShack então pegue o endereço de cada uma subtitua no código, lembrando que a imagem que está na parte do iframe vai aparecer e as outras ficaram ocultas só aparecendo quando clicar nos links abaixo, cuidado para não pegar o código errado a url da imagem está em direct link. Outro detalhe é que se invés de usar palavras quiser usar miniatura das imagens para fazer os link é possivel basta colocar o target="galeria" no código.

A parte principal é observar target=”galeria” veja que esse é o mesmo nome que usamos logo na primeira linha name="galeria", então se for usar mais de uma vez esse código no seu blog ou site tem que usar nomes diferentes para evitar erros.

Cuidado com o tamanho das imagens elas tem que ser todas iguais no caso usei 400 por 300, esse numero também está no código do iframe, então faça os ajustes nas imagens antes de publicar. Isso porque na verdade o iframe não é transparente, ele tem fundo branco então se as imagens forem de tamanho diferente ficará aparecendo uma margem branca, além disso, elas ficaram cortadas, pois o tamanho 400 por 300 que colocar no código do iframe é fixo, ou seja, ele não se ajusta ao tamanho das imagens.

Veja também:
Banners aleatórios
Como hospedar imagens
Links dentro da Página
Script com dia da semana e do mês
Site abrindo sozinho(parent.location)

Marcadores: